Congresso - Sobre Brasília

 

Caro Congressista,
Bem vindo a Brasília e ao CIP 2013!
Damos aqui algumas informações sobre distancia, sistema de transporte urbano, hospedagem e localização.
O UniCEUB, local da sede do Congresso, está no “bairro” residencial Asa Norte, como pode ser visto neste mapa.

Não há bairros em Brasília, mas isso facilita o entendedor de uma cidade convencional. Há ainda a Asa Sul, um “espelho” da Asa Norte, e o “corpo” do avião, onde estão os edifícios administrativos e palácios.
Caso você queira saber mais sobre Brasília e sua construção, entre neste link.

Aqui temos um vídeo sobre Brasília hoje, aqui um sobre seu início e aqui sobre como se localizar (apenas em português) caso te interessem.

 

Hospedagem:

Para sua hospedagem, temos convênio com a Blumarhttp://www.eventos.blumar.com.br/interamericanodepsicologia2013que está fazendo as reservas e auxiliando os congressistas
Algumas distancias verificadas por nós, entre hotéis do Setor Hoteleiro Norte e o UniCEUB:

MercureBrasilia Eixo Monumental: 2,4 Km
Aracoara Hotel: 2,5 Km
Nobile Suites Monumental: 2,6 Km
Comfort Suites: 2,8 Km
Kubitschek Plaza: 3,8 Km
Manhatan Plaza: 3,9 Km
Airam: 2,7Km
Caso você queira outras reservas mais baratas, nós tentamos te ajudar deixando aqui algumas opções como:

 

 

 

Proximidades:

Nos Setores Hoteleiros Norte e Sul, há shoppings próximos onde se pode almoçar ou jantar. Os próprios hotéis muitas vezes têm bons restaurantes.
Nas proximidades do UniCEUB também há diversos restaurantes entre 100m e 1,5km. Próximo de 15 de julho de 2013, deixaremos um mapa aqui de restaurantes.

 

Clima e vestuário

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e é a sede do governo do Distrito Federal. É classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, por ser uma cidade planejada, com um patrimônio arquitetônico exuberante. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa. Localiza-se na região central do Brasil, a uma altitude de 1 000 a 1 200 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Central, cujo relevo é plano com leves ondulações. Sua vegetação característica é o cerrado, e há áreas arborizadas com grandes espaços verdes de gramados e flores.


O clima é tropical de altitude, com verão úmido e chuvoso (de dezembro a fevereiro) e inverno seco e relativamente frio (de maio a julho). Em julho, mês do congresso (CIP 2013), o clima característico é seco e frio. As temperaturas não são muito baixas nem muito altas, mas costumam variar entre a faixa máxima de 13oC a 24oC e a faixa mínima de 8oC a 18oC.Vale ressaltar que a sensação térmica durante o dia não é de muito frio, porém, à noite, esfria bastante, sem muito vento. As variações ocorrem pela secura na região. Beber líquidos com frequência e usar hidratante para a pele pode amenizar os efeitos do clima seco. Ter sempre um agasalho à mão, principalmente à noite, é importante para seu conforto, pois, em Brasília, o clima varia, dependendo do período do dia.


O costume da população no quesito vestimenta é bem eclético, porém, como não estamos em uma região de praias, a população veste-se de maneira mais formal, em comparação com as cidades brasileiras litorâneas. Para visitação em órgãos públicos, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, não é permitida a entrada de pessoas que estejam vestindo bermudas e chinelos. Portanto, coloque, na mala, as roupas que façam você se sentir bem, mas que possibilitem a visitação a estes lugares. Mais informações sobre clima e tempo de Brasília, consulte:

www.climatempo.com.br;

www.zoover.com.br/brasil/brasil/brasilia/tempo;

br.weather.com/weather/local/BRXX0043

Como chegar a Brasília, transportes e mapas

Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve como ligação terrestre e aérea do país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é um dos mais movimentados do Brasil, recebendo mais de 10 milhões de passageiros por ano, para 44 destinos distintos. Oito rodovias radiais fazem a ligação da capital federal a outras regiões do Brasil. Assim, estando no Brasil, você pode chegar a Brasília por avião, ônibus e carro particular.


Brasília tem ônibus que se deslocam nas principais avenidas, e micro-ônibus nas ruas secundárias. O metrô só tem linha da Rodoviária (centro da cidade) para a Asa Sul e fora do centro da cidade. O serviço de táxi é oferecido em pontos específicos, como hotéis,shoppings e superquadras. É preferível ter, em mão, um número de radiotáxi, para chamar quando necessário, pois poucos táxis circulam pela cidade.


Quando for consultar o mapa de Brasília, você encontrará letras e números nos endereços residenciais e comerciais e de órgãos federais e distritais. Em outras cidades, o comum é ter nomes de pessoas nas placas de ruas e números; em Brasília, os endereços são organizados por sequência numérica e siglas. O centro da cidade é denominado Plano Piloto, com duas asas, a Sul e a Norte, por exemplo: SQS 201 significa Superquadra Sul 201(área residencial); SHS significa Setor Hoteleiro Sul; SHN significa Setor Hoteleiro Norte.


O Congresso será realizado na Asa Norte (Plano Piloto), portanto procure ficar nos setores hoteleiros Sul e Norte quando fizer sua reserva, pois vai facilitar seu deslocamento para qualquer setor da cidade. Outras denominações de Regiões Administrativas de Brasília – as chamadas cidades-satélites – como, Taguatinga, Ceilândia, Guará, são distantes de 20 a 40 km do local do Congresso, por isso evite escolher hotéis nessas regiões.


Para consultar 
Brasília Convention & Visitors Bureau é uma fundação que visa divulgar Brasília como destino turístico. O site possui três guias: Turismo (atrações e roteiros), Eventos (informações ao público) e Serviços (artesanato, transporte, entre outros) além de mapas, telefones úteis, fotos, vídeos e informações sobre as peculiaridades da cidade e de seu clima. A versão em inglês está disponível.


Portal UnB – Conheça Brasília  é recomendado àqueles que gostam de orientar-se por mapas. O internauta pode escolher o que pretende localizar em Brasília, como monumentos, teatros, igrejas e templos, parques, bibliotecas e museus, além de conferir quais são as principais vias da cidade.

Outro site interessante é o Guia de Brasília. Nele, existe uma página exclusivamente dedicada aos turistas que pretendem visitar a cidade, com dicas sobre transportes, agências de turismo, hotéis, restaurantes, locais para compras e passeios, além de outras informações, tais como, clima, vegetação e previsão do tempo.

 

 

Clique no link abaixo para mais informações

Informações culturais e cívicas

Brasília é famosa por ter sido idealizada por Juscelino Kubitschek com um ousado projeto que implicava grandes desafios na sua execução, por isso tornou-se um marco na história do urbanismo e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O projeto urbanístico da capital, conhecido como Plano Piloto, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adaptou-o ao projeto do lago Paranoá.


 Com seus espaços e monumentos arquitetônicos, a Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Palácio do Planalto compõem um complexo de plasticidade estética arquitetônica incomparável. Muitas construções da capital federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. A história de Brasília merece ser conhecida, e, para isso, você pode acessar os sites sugeridos ou visitar o Memorial JK e outros museus no Eixo Monumental.


Para conhecer a cidade por meio do city tour, você pode pegar um ônibus no Brasília Shopping que faz o sighseeing. Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, o ônibus do CCBB passa nos hotéis e no eixo monumental e é grátis. A cidade tem uma gastronomia representativa de vários estados brasileiros com suas tradições e cultura, além de restaurantes especializados em culinária francesa, alemã, italiana, árabe e oriental. No período de julho de 2013, você pode consultar as atrações culturais e as datas festivas pelos sites abaixo:
http://www.venhaparabrasilia.com.br/guia-oficial/
http://www.brasiliaconvention.com.br/index.htm#
http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/
http://www.conhecabrasilia.com.br/mapa/index.html


Para você que pretende visitar Brasília ou que deseja saber mais sobre esta linda cidade, acesse o site InfoBrasília. Nele, você encontra informações sobre a história da capital, dicas de viagem, pontos turísticos, restaurantes, links de hotéis e albergue, informações geográficas, arquitetônicas e climáticas, além de dicas sobre o ecoturismo na região Centro-Oeste e curiosidades sobre Brasília, tudo ilustrado com lindas fotos.


No Roteiro Brasília, você encontra comida, diversão e arte. O site possui três guias em que você busca restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e bancas de jornal, além de oferecer as últimas notícias sobre diversão e arte na cidade: estreias de filmes, espetáculos, exposições, música e artesanato.


Feriadão.com fornece informações turísticas em geral. Sobre Brasília, você deve digitar o nome da cidade no campo "Pesquisa Completa", que fica no lado direito do rodapé do site, em que você se informa sobre a história de Brasília, passeios, hospedagem, clima, fotos e características de turismo e esportes.

 

Outra opção é o Brasil Viagem. Ao entrar na página principal, arraste a barra de rolagem até a lista de destinos. Clique Brasília. Estão disponíveis informações sobre a história e o turismo da cidade, além de previsão do tempo, links para os melhores hotéis e restaurantes e um recurso de conversão monetária.

Sugestões para saídas noturnas

Brasília oferece muitos locais para diversão noturna, como bares, restaurantes, cinemas, teatro, shows. Consulte as sugestões nos seguintes sites.


Na seção Divirta-se do CorreioWeb, você encontra informações sobre cinemas, teatros, exposições, festas, restaurantes, bares e cafés, com dicas dos frequentadores e cotações dos críticos. Além disso, você fica sabendo tudo o que acontece na cidade, com informações sobre preços, horários e locais.

 

Veja Brasília - O Melhor da Cidade 2011/2012  é o mais completo guia gastronômico da capital federal. Nele, você conhece os melhores bares e restaurantes. Confira as novas casas, os melhores por categoria e as variadas opções de gastronomia em Brasília.

Sugestões para saídas diurnas

Brasília tem um céu azul e um pôr do sol que nenhuma outra cidade tem. Principalmente no período de seca, quanto mais seco, mais vermelho e laranja é o crepúsculo lindíssimo. Além de grandes espaços livres e verdes, com amplo horizonte, sair andando, olhando a cidade e a paisagem é muito interessante. Também há ótimos restaurantes, lanchonetes e bares próximos ao UniCEUB, o local do Congresso. O tipo de programa e preço pode ser escolhido através dos links abaixo, e, durante o Congresso, qualquer sugestão ou orientação de que precisar poderemos fornecer-lhe.

 

site ArteBrasília  mostra o trabalho de artistas plásticos locais e tem informações sobre exposições e eventos culturais. É indicado para quem gosta de arte e quer sair dos passeios tradicionais de quem visita a capital.

Hospedagem

Brasília pode comportar muitos turistas em seus 58 hotéis, de diversas categorias, aparthotéis e pensões. Entretanto, sugerimos que faça, com antecedência, sua reserva, pois a cidade sediará a Copa das Federações (evento de futebol) na mesma época do Congresso Interamericano de Psicologia em 2013.

 

Ao procurar os locais para hospedar-se, escolha hotéis ou apart hotéis que se localizem nos setores hoteleiros Norte ou Sul do Plano Piloto, endereços ideais, para deslocar-se ao Congresso, fazer compras, ir a restaurantes, bares, cinemas, teatro ou dançar em um espaço de música ao vivo ou boates.

 


Clique no link abaixo para mais informações